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Por Que Devemos Calibrar os Pneus Periodicamente?

28/03/2016

A pressão incorreta dos pneus é uma das causas mais comuns de alto consumo de combustível, e muitas vezes o dono do carro desconhece a necessidade deste cuidado, então vamos saber agora o que a pressão de ar inadequada nos pneus pode causar. O consumo de combustível foi citado por que é aquele fator que mais causa impacto no motorista, mas  há outros fatores mais importantes que consumo, e que também são prejudicados com o uso da pressão fora do especificado.

Quando o pneu trabalha com pressão baixa pressão, ele terá um acentuado desgaste das laterais da banda de rolagem e do “ombro” do pneu, superaquecimento e redução considerável de sua durabilidade, além do maior esforço dos componentes do sistema de direção e do maior consumo de combustível, pois a resistência a rolagem do pneu aumentará consideravelmente. Como o pneus estará mais macio, ele ira prejudicar a estabilidade, torna-se vulnerável aos buracos e qualquer outro obstáculo. Em dias de chuva, por estar mole, os sulcos da banda de rolagem se fecham prejudicando o escoamento da água pelos mesmo e aumentando as chances de aquaplanagem.
A alta pressão em excesso nos pneumáticos também gera desgaste precoce, seu maior sintoma é o desgaste excessivo bem no meio da banda de rolagem, sua durabilidade é reduzida e o pneu fica muito vulnerável a cortes e pancadas, além de transmitir com maior intensidade a vibração das irregularidades do solo, afetando diretamente o conforto ao rodar.
Para saber a pressão dos pneus de seu veículo, consulte o manual do proprietário ou verifique em pontos estratégicos do veículo a presença do adesivo com a indicação das pressões dos pneus.
Exemplos de pontos estratégicos: Portinhola da tampa do reservatório de combustível e na lateral da porta.

Nota: Evite calibrar os pneus depois de já ter rodado bastante com ele, pois a rodagem aumenta sua temperatura, e logo a sua pressão também, tornando a indicação do calibrador incorreta em cerca de 4 psi(pounds square inches – libras por polegada quadrada.). Calibre o pneus sempre antes de sair com o carro, vá ao posto mais próximo ou borracharia.

Não esqueça do estepe, ele também perde pressão, embora ele seja pouco usado. Sempre calibre o estepe com cerca de 5 psi acima da maior pressão indicada, compensando as perdas que ele sofre devido ao tempo sem uso.

 

 


Fonte: Carros Infoco

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