Cirne Automóveis - Revenda em Santa Maria Cirne Automóveis - Revenda em Santa Maria

NOTÍCIAS
MUNDO CIRNE

CÁRTER: A PEÇA-CHAVE PARA A LUBRIFICAÇÃO E PROTEÇÃO DO SEU MOTOR

Notícias

CÁRTER: A PEÇA-CHAVE PARA A LUBRIFICAÇÃO E PROTEÇÃO DO SEU MOTOR

30/08/2023


Entenda o papel da peça e como a manutenção ajuda na saúde do seu carro.

A boa lubrificação do motor é o que garante o funcionamento de forma adequada. A troca do óleo na frequência certa evita diversas dores de cabeça, que podem culminar na quebra de itens internos do motor.

Mas tem uma peça no sistema de lubrificação que pouca gente dá atenção, que é o cárter do motor.

 manutenção preventiva e o funcionamento correto dessa peça garante a saúde do carro em dia.

O que é o cárter do motor?
É no cárter do motor que todo o óleo lubrificante é armazenado quando o carro está desligado e frio. É este material que é responsável pela lubrificação das partes móveis do propulsor, como pistões, bielas e virabrequim, a manutenção da temperatura e a redução do atrito entre os componentes do motor.

“É um recipiente que serve como acumulador, uma reserva para o óleo. Assim o lubrificante consegue circular pelo motor através da bomba, retorna para o cárter para que fiquem impurezas”, diz Pedro Luiz Scopino, responsável técnico da Scopino Auto Club.

A importância do cárter do motor
Scopino também diz que cárter tem outra função, a de arrefecer o lubrificante. “O óleo do motor esquenta muito, então o cárter é um trocador de calor natural que vai ajudar no controle da temperatura do lubrificante”, explica.
A vedação do cárter junto à parte de baixo do motor é fundamental para evitar vazamentos de óleo e, desta forma, deixar o propulsor sem a devida lubrificação. Sem ela, as partes móveis vão se desgastar mais rápido, trabalhar em uma temperatura mais alta do que adequada e pode até causar quebras dessas peças, culminando no fundimento do motor.

Temos a solução completa para seu veículo.

Agende Agora
(55)-99700-0000 Whatsap
Av. Pref. Evandro Behr - 6040, junto a Cirne Automóveis de Camobi.

fonte: autoesporte
Consultar FIPE