Notícias
GRÁVIDAS PODEM DIRIGIR ATÉ QUANTAS SEMANAS DE GESTAÇÃO?
03/11/2023
Confira as recomendações de um ginecologista e obstetra para as futuras mamães.
Durante a gravidez, algumas recomendações são feitas pelos profissionais de saúde para as futuras mamães. Entre as principais dicas estão não consumir bebidas alcoólicas, evitar comidas cruas e não realizar exercícios físicos intensos.
Mas será que as gestantes também precisam se preservar e não dirigir durante este período?
Não há no Brasil uma lei que proíba que grávidas assumam o volante de um automóvel. Portanto, é possível que esse público dirija sempre que se sentir confortável.
Ainda assim, o ginecologista e obstetra Dr. Eduardo Zlotnik indica que as gestantes evitem conduzir um carro, principalmente em longos trajetos. Isso porque, segundo o profissional, um impacto forte causado por um acidente pode prejudicar a saúde do bebê.
Se dirigir for uma necessidade, até quando é recomendado?
No entanto, caso dirigir seja uma necessidade, o ideal é que isso aconteça até aproximadamente 34 semanas de gestação, o equivalente a oito meses. O especialista explica que o comum é que a barriga fique mais comprimida no período final da gravidez, o que causa mais desconforto.
Como grávidas devem colocar o cinto de segurança?
Algumas gestantes têm medo de usar o cinto de segurança por acreditarem que o aparelho pode incomodar o bebê. No entanto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração grave não utilizar o equipamento. Nesses casos, o valor da multa é de R$ 195,23 e cinco pontos são adicionados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista.
Portanto, grávidas também precisam usar cinto de segurança. O indicado, aliás, é que o equipamento seja posicionado da mesma maneira de quando a mulher não está esperando um filho. Ou seja, com a tira transversal posicionada sobre a clavícula e o peito, e com a faixa abaixo da barriga para não pressionar o bebê. Isso vale para todo o período da gestação.
E depois do parto, quando é permitido voltar a dirigir?
De acordo com o Dr. Zlotnik, não há um tempo exato para que as mulheres voltem a dirigir depois do parto. A situação é a mesma de conduzir um automóvel enquanto está grávida, ou seja, vai depender do quanto a pessoa está confortável para isso.
Ainda assim, caso haja uma restrição, o ideal é que as mães esperem cerca de 40 dias após uma cesárea e aguardem aproximadamente 15 dias depois de um parto normal.
fonte: autoesporte