Notícias
Ford Fiesta 1.0 Ecoboost estreia no país por R$ 71.990
11/07/2016
Motor 1.0 turbo tem rendimento e economia acima da média, mas equipará apenas a versão mais cara do Fiesta
O Fiesta foi o modelo escolhido para estrear o aclamado motor 1.0 EcoBoost no Brasil. Se na Europa ele chega a até 140 cv em modelos como Focus e EcoSport, por aqui ele rende 125 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 17,3 kgfm a 1.400 rpm. A má notícia é que, para ter um dos motores mais modernos do planeta, será preciso desembolsar R$ 71.990.
A motorização estreia bebendo apenas gasolina (a Ford não descarta oferecer a tecnologia bicombustível futuramente) e na versão topo-de-linha, rebatizada de Titanium Plus. O conjunto tricilíndrico é um dos mais modernos à venda no país, trazendo bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, injeção direta de combustível (algo que a Hyundai dispensou no HB20 Turbo), coletor de escape integrado ao cabeçote, resfriamento dos pistões, duplo comando variável de válvulas e correia banhada a óleo. Embora o novo motor tenha desempenho bastante vigoroso, na prática todas estas tecnologias estão lá para reduzir o consumo de combustível. A transmissão é a automatizada de dupla embreagem Powershift de seis marchas, com opção de trocas sequenciais.
No teste de pista publicado na edição de julho de Quatro Rodas, o Fiesta 1.0 EcoBoost com câmbio Powershift cravou 9,5 s na aceleração de 0 a 100 km/h, contra 11,3 s do Fiesta 1.6 manual e 12,5 s do Fiesta 1.5 manual.
Fonte: Quatro Rodas