Notícias
BMW revela o conversível elétrico i8 Spyder
03/04/2012
A família de elétricos/híbridos da BMW ganhou um novo integrante neste domingo (1/4) – ou quase isso. O i8 Concept Spyder, terceiro conceito da linha “verde” da montadora é, na verdade, a versão conversível do cupê futurista i8, apresentado em meados de 2011, com avant-première no Salão de Frankfurt (Alemanha). Com apenas dois lugares em vez dos quatro da versão “fechada”, o i8 Spyder e promete desempenho digno do termo esportivo.
O conversível “amigo da natureza” usa o mesmo conjunto mecânico híbrido do i8 normal. Um motor elétrico despeja 131 cv de potência nas rodas dianteiras, enquanto um bloco turbinado a gasolina de três cilindros envia fortes 223 cv às rodas traseiras. Juntos, os propulsores geram potência de 354 cv e um torque pesado de 41,4 kgfm, energia capaz de fazer o roadster arrancar de zero a 100 km/h em menos de 5 segundos.
Ainda segundo a BMW, o conceito atinge velocidade máxima de 250 km/h e entrega um consumo médio superior a 33 km/l – marca de respeito para um esportivo. O i8 Spyder ainda é capaz de rodar até 30 km usando apenas eletricidade e sem emitir gases causadores do “Efeito Estufa”. E as baterias de íon de lítio, que alimentam o motor elétrico, podem ser recarregadas em tomadas normais (daí o uso do termo “plug-in”).
Uma das principais inovações do i8 Spyder em relação ao cupê são as portas que se abrem para cima, em formato de tesoura – estilo característico dos Lamborghinis. Apesar de manter o design do cupê (com faróis iluminados por laser), a traseira também chama a atenção, com o conjunto mecânico visível, coberto por uma seção translúcida. Por dentro, há fatura em couro, luxo e tecnologia (a tela do sistema multimídia é tridimensional).