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AUDI TTS ROADSTER: esportivo da raiz à capota

30/08/2016

Com 286 cv, tração integral e visual sedutor, o novo TTS Roadster estreia no Brasil. Como poucos, ele ainda mantém a receita básica da primeira geração.

Fiel ao desenho original da primeira geração, de 1998, o Audi TT segue com um magnetismo comum a poucos modelos. Imagine, então, o que acontece quando o TT em questão é conversível, amarelo e em uma versão com tratamento visual ainda mais esportivo.

O novo TTS Roadster já pode ser encomendado por R$ 319.990, ou seja, R$ 20.000 a mais do que o TTS Coupé ou R$ 53.000 a mais que o TT Roadster normal. Com relação ao Coupé, além da capota elétrica, muda o fato de que, no Roadster, não há espaço para passageiros na traseira.

O tratamento que transforma o TT em um TTS é radical. Acrescenta câmera de ré, multimídia com GPS, rodas aro 19, retrovisores externos rebatíveis e com capa de alumínio, pinças de freio vermelhas e interior preto brilhante. Sistema de som Bang & Olufsen e bancos esportivos com ajustes elétricos completam o pacote de itens exclusivos. Estes, aliás, são um dos grandes destaques da cabine: com um acabamento primoroso, de couro com costura dupla aparente e bordado S Line no encosto, eles oferecem elevado conforto, além de ótimo suporte do corpo nas curvas.

Tecnicamente, o TTS é bem diferente do TT. O motor é mais potente (286 ante 230 cv) e torcudo (impressionantes 38,7 mkgf a 1.800 rpm) e a tração é distribuída nas quatro rodas. Ou seja, os R$ 53.000 correspondem a mais de 15% do valor do próprio carro, mas valem cada centavo, principalmente se você está à procura de um conversível competente. E convincente. Em nossa pista de teste, o TTS Roadster acelerou de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 s e cumpriu as três provas de retomadas em cerca de 3 s.

O trabalho do câmbio de dupla embreagem (S-Tronic) é excepcionalmente rápido. No modo esportivo de condução, cada uma das seis marchas é trocada com tempo apenas para um estampido ecoar pelos dois pares de escapamento. A suspensão, 1 cm mais baixa que a do TT comum, é rígida mesmo no modo mais confortável e trabalha ruidosa em piso irregular. Sobre asfalto liso, no entanto, junta-se à tração integral e faz o TTS grudar no solo.

Mesmo pessoas altas encontram facilmente a melhor posição de dirigir. Banco e retrovisores têm regulagem elétrica, o volante é ajustável em altura e profundidade e o espaço é amplo. Só é preciso lembrar que o porta-malas, com 280 litros, é pequeno (o de um VW Up! tem 285 litros). Uma coisa é certa: ainda que com bagagem limitada, a viagem será divertida e cheia de estilo, ainda mais se for feita em um dia de sol.

VEREDICTO

O tratamento da linha S, com motor mais forte e tração integral justifica o preço. Ágil, completo e cheio de estilo, é uma ótima pedida para quem gosta de esportivos.

 

TESTE DE PISTA (COM GASOLINA)
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 24,6 s - 214,8 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 2,6 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 2,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 3,3 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 15 / 25,6 / 59,1 m
Consumo urbano 8,7 km/l
Consumo rodoviário 10,7 km/l
 
 
FICHA TÉCNICA
Motor gas., diant., transv., 4 cil., 1.984 cm3, 16V, 286 cv a 5.300 rpm, 38,7 mkgf a 1.800 rpm
Ciambio automatizado, sequencial, 6 marchas, tração integral
Suspensão McPherson(diant.) /multilink (tras.)
Freios discos ventilados (diant. e tras.)
Direção elétrica, 11 m (diâm. giro)
Rodas e pneus liga leve, 245/35 R19
Dimensões comprimento, 419,1 cm; largura, 183,2 cm; altura, 134,5 cm; entre-eixos, 250,5 cm; peso, 1.450 kg; tanque, 55 litros
Equipamentos de série painel digital multiconfigurável, rodas aro 19, tração integral
Preço R$ 319.990

Fonte: Quatro Rodas

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